3º Seminário de Altas Habilidades

É com imensa satisfação que apresentamos o nosso 

"3º SEMINÁRIO DE ALTAS HABILIDADES: FORMAÇÃO, ATENDIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS"

 

Que será realizado no Anfiteatro Bento Prado - UFSCar, São Carlos


Nos dias 07 e 08 de Novembro de 2019

Presenças confirmadas

ires dias.jpg

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (1980), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1984), doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado pela Ecole Polytechnique Federale de Zurich(1993). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra. Atuando principalmente nos seguintes temas:formas quadráticas, grupo ortogonal, anel de Witt. 

Ires Dias

Carla Cristina Pereira Job.png

Mestranda (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos na Universidade Paulista "Júlio de Mesquita". Pós-Graduação Latu Sensu em Psicopedagogia pela UCB, Práticas de Letramento e Alfabetização pela UFSJ e Atendimento Educacional Especializado pela UFC. Graduada em História pela FAEC e Pedagogia pela UFSJ. Atualmente é coordenadora do Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de São José do Rio Preto.

Carla Cristina Pereira Job

Tatiana_de_Cássia_Nakano.jpg

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Pesquisadora produtividade nível 2 CNPq. Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Competências Socioemocionais, Psicologia do Esporte e Psicologia Positiva. Presidente passado da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasilis, 2014-2017), membro colaborador do Conselho Brasileiro para Superdotação (Conbrasd, 2018-2020) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Já formou 5 doutores, 18 mestres, orientou 31 projetos de iniciação cientifica e 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Tatiana de Cássia Nakano

julian.jpg

Coordenador Geral do Centro de Altas Capacidades (CEPAC) - México 

Julian Betancourt Morejon

Angela_Mágda_Rodrigues_Virgolim.jpg

Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É atualmente professora adjunta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Foi sócia fundadora e primeira presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação ? ConBraSD e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/Superdotação. Foi eleita presidente desta instituição para o biênio 2019-2020. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada "Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade", Ed. Papirus.

Angela Mágda Rodrigues Virgolim

Rosemary Nantes Ferreira Martins Barbosa

Graduada em Pedagogia pela UFMS (1992), Especialista em Educação Especial pela UFMS (2016), Mestre em Educação pela UEMS. Já atuou como Técnica de Educação Especial Inclusiva e trabalhou por 8 anos no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S). Atualmente, atua como Técnica da Coordenadoria de Políticas para Educação Especial- COPESP/SUPED/SED.

Rosemary Nantes Ferreira Martins Barbosa

Bárbara_Amaral_Martins.jpg

Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Possui graduação em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Botucatu (UNIFAC), especializou-se em Psicopedagogia na Universidade do Sagrado Coração (USC), é Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Marília e Doutora em Educação pela mesma universidade, com Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho - Portugal. Lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI), na UFMS/CPAN. Atuou como docente na educação básica, tanto em salas regulares quanto em salas de recursos multifuncionais. Integrou o PAPCS - Programa de Atenção a alunos Precoces com Comportamentos de Superdotação, da UNESP - Campus de Marília, no período de 2011 a 2014. Desenvolve pesquisas na área da Educação, tendo como foco de interesse: Formação de professores; Educação Especial; Precocidade; Altas habilidades/superdotação.

Bárbara Amaral Martins

WhatsApp Image 2019-10-09 at 10.31.46.jp

Profesora  de tiempo completo, titular C de la Universidad Pedagógica Nacional. UPN- Ajusco.Ciudad de México desde 2007 hasta la fecha.
 Es profesora de la Licenciatura en Psicología Educativa, es docente  de la Maestría en Desarrollo Educativo, Línea Educación Matemática (Programa Perteneciente al PNPC de CONACYT programa consolidado) 
Docente del Programa de Doctorado en Educación Línea Educación Matemática. 

Nombramientos:
1. Pertenece al Sistema Nacional de Investigadores SNI por el Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología CONACYT  NIVEL 1, desde 2006 a la fecha.
2.Cuenta  con perfil PRODEP- SEP. México 
3. Cuenta con Beca al desempeño Académico nivel 5 por la Universidad Pedagógica Nacional-Ajusco, Ciudad de México.

Becas 
1, Becaria  de Aperfeicoamento.pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPQ Brasil Universidade  Federal  de Pernambuco.

2. Fue Becaria de Maestría por el Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico eTecnológico (CNPQ –Brasil) para Estudios de Maestría.  En el Departamento de Psicología Cognitiva  Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

3, Fue becaria de la Secretaria de Relaciones Exteriores Beca  Cuathemoc II para Estudios doctorales..Departamento de Matematica Educativa del Centro de investigación y de Estudios Avanzados CINVESTAV México.
Participación en proyectos de investigación
1. Ha participado en proyectos de investigación en Brasil y en  México.

Participación como miembro  evaluador 

 2, Miembro Evaluador del Comité Científico del Congreso de la Sociedad Mexicana de Psicología, 2016 y 2017.
3. Ha participado como Evaluadora de Programas de Posgrado del CONACYT, Mexico  
Participación en Convocatorias  para  de Cuerpos Académicos PRODEP-SEP. México 
5,  Ha participado en el Verano Científico del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología CONACYT, México. 

Responsable de proyectos de investigación 

Fue responsable de proyectos de investigación,  PROMEP-SEP 
Fue responsable de proyectos de investigación SEP CONACYT, México con financiamiento externo.

Experiencia profesional 
Cuenta con más de 20 años de experiencia en educación superior.
1, Fue Profesora del Centro de Educación de la Universidade  Federal de Pernambuco Recife Brasil  
2, Fue Profesora  de la Universidad de las Américas México 
3, Fue Profesora de la Universidad  Autónoma del Estado de Morelos, México  

Actualmente es Profesora Titular C de la Universidad Pedagogica Nacional, Ajusco , Ciudad de México, México.

Responsable del proyecto de investigación titulado el desarrollo del talento matemático en educación básica desde 2014 a la fecha.
En el mencionado proyecto participan estudiantes de tres escuelas públicas de México.

Publicaciones 
Es autora de diversos libros 
Es autores de diversos  artículos de investigación, y capítulos de libros.
Ha dirigido más de 16 tesis (licenciatura y Maestria)
Ha participado en diversos congresos nacionales e internacionales.

Líneas de Investigación:
Sus áreas de interés son:
1. La investigación en álgebra temprana en entornos digitales de aprendizaje, implementación en el salón de clase de matemáticas, 

2. El desarrollo del talento matemático en el nivel básico , detección  e implementación de programas de enriquecimiento en el aula.

3.  Procesos de interacción social entre pares y su impacto en el desarrollo cognitivo.

Cristianne Butto Zarzar

María_de_África_Borges_del_Rosal.png

Professora Doutora catedrática na Universidade de La Laguna (ULL), na Espanha, na área de Metodologia de Ciência Comportamental. Cordena o Programa Inegral para Altas Capacidades, destinado a estudantes altas habilidades e suas famílias. Diretora da Rede Internacional de Pesquisa, Intervenção e Avaliação em Altas Habilidades, que reúne especialistas da Europa e da América. Dirige a revista Talento, Inteligencia e Criatividade que é publicada online na Universidade de Guadalajara (México). Sua pesquisa se concentra em altas habilidades, avaliação de programas e metodologia. 

María de África Borges del Rosal

LOCAL

Anfiteatro Bento Prado - UFSCar, São Carlos

Acesse nosso facebook e acompanhe nossas publicações!
https://www.facebook.com/grupopotencialhumano/

GRUPOH

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean Grey
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now